Seminário 1: Técnicas de beneficiamento e caracterização de tecidos e fibras vegetais para uso como reforço de sistemas construtivos

Descrição

O seminário tem como objetivo demonstrar como as fibras vegetais e os tecidos vegetais podem ser beneficiados e caracterizados para uso como elemento de reforço em compósitos cimentícios. Serão apresentados os processos de extração e tratamento das fibras vegetais e produção dos tecidos, e a forma de realização e interpretação dos ensaios de DRX, FTIR, tração direta, absorção de água e variação dimensional das fibras. A interação fibra-matriz será discutida através do ensaio de pullout e flexão em quatro pontos. Ao final do seminário serão apresentados os sistemas construtivos produzidos na Universidade Estadual de Feira de Santana.

O endereço da internet onde estão publicadas as atividades e os resultados da investigação nesta área é: https://www.researchgate.net/profile/Paulo-Lima-15.

Responsável: Paulo Lima (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS)

Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Engenheiro Civil pela UEFS, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela UFRJ, e pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa de Estagio Sénior/CAPES. Especialista em Gestão da Inovação Tecnológica (UEFS). Publicou artigos em periódicos indexados e trabalhos completos em anais de eventos, na área de Engenharia Civil, com ênfase em Concreto com fibras, Compósitos com Fibras Vegetais, Concreto armado, Durabilidade e Aproveitamento de Resíduos na Construção Civil. Criou em 2010 o Grupo de Pesquisa Materiais e Produtos com Fibras Vegetais (PROFIV) que vêm trabalhando no desenvolvimento de elementos construtivos que incorporem fibras vegetais em colaboração com vários parceiros: COPPE/UFRJ, UESC, UFBA, EMBRAPA, USP e UMinho/Portugal. Atua como Docente Permanente do Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Feira de Santana e como Docente Permanente do Doutorado em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do LEDMA/UFBA e NUMATS/UFRJ. Atualmente é Diretor da Associação Brasileira de Ciência dos Materiais e Tecnologias Não-Convencionais (ABMTENC).


Seminário 2: Avaliação do Ciclo de Vida para a descarbonização e eficiência de recursos da construção

Descrição

A construção, a utilização e a reabilitação de edifícios geram impactes ambientais substanciais, nomeadamente devido ao consumo significativo de recursos energéticos e às emissões ambientais. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta importante para identificar e quantificar os impactes ambientais ao longo do ciclo de vida dos edifícios. A eco-inovação pode, no entanto, apoiar a redução destes impactes para mitigar, por exemplo, as alterações climáticas. De facto, a eco-conceção (design ecológico) de produtos e a criação de informação e estímulos para a utilização eficiente de produtos mais ecológicos devem ser motivados, bem como a implementação de melhorias ambientais nos processos de produção dos produtos com pior desempenho.

As bases de dados ambientais disponíveis sobre os impactes ambientais dos produtos de construção a nível internacional incluem: Sistemas de registo de Declarações Ambientais de Produto (DAP/EPD) com dados específicos de cada produtor; bases de dados genéricas desenvolvidas para contextos regionais específicos; estudos de investigação de materiais de construção inovadores.

Os investigadores do grupo PositiveCycle do centro CERIS (https://positivecycle.pt) já deram importantes contributos para o conhecimento relacionado com a eco-inovação no desenvolvimento de produtos, incluindo materiais de isolamento térmico, materiais de construção com conteúdo reciclado e produtos de construção compósitos e de base biológica. Neste seminário especializado serão apresentados alguns destes resultados, e dados disponíveis a nível internacional para a avaliação da sustentabilidade ambiental da construção.

Responsável: José Dinis Silvestre (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)

Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente do IST da Universidade de Lisboa e investigador no Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS).

Doutorado em Engenharia Civil e especialista em avaliação da sustentabilidade de materiais, sistemas construtivos e edifícios desde 2009. Realizou estudos de Avaliação do Ciclo de Vida com 30+ fabricantes nacionais de materiais de construção. Tem um h-index de 35+ na Scopus, é coautor de 100+ artigos ISI e 3 livros, coordenou 2 projetos de investigação com parceiros estrangeiros, e participou em 4 projetos de investigação internacionais e em 18 nacionais, relacionados com a sustentabilidade e eficiência energética de materiais de construção e soluções construtivas. Orientou duas teses de doutoramento e coorientou quatro. Foi Presidente da Comissão Nacional de Normalização "Sustentabilidade nos Edifícios" e é membro da Comissão Técnica e verificador do Sistema DAPHabitat de Registo de Declarações Ambientais de Produto (DAP).